Editorial

Por aqui você encontra iniciativas, movimentos e inovações que assumem um compromisso verdadeiro com a conservação da natureza, a qualidade das relações entre os seres vivos e o respeito aos povos e suas riquezas culturais.

Twitter

Ensina! Brasil

Ensina! Brasil

De acordo com a UNESCO, “a educação é um instrumento fundamental para gerar mudança nos valores e atitudes, competências, conduta e estilos de vida conscientes com o desenvolvimento sustentável”. Para gerar essa verdadeira transformação é necessário que todos contribuam e ensinem. Mas, além do professor, que cumpre um papel fundamental nesse processo, jovens profissionais podem inspirar crianças e adolescentes e motivá-los a seguir o caminho do conhecimento. E é o que busca o Ensina! Brasil.

Organização social que trabalha para que todas as crianças tenham acesso a uma educação excelente e mais oportunidades na vida, o Ensina! é integrante da Rede Global de Educação Teach For All (Educação para Todos), cujo modelo está em funcionamento em 18 países, e, em cada um deles, o projeto é feito por equipes locais, que têm autonomia para adaptar o modelo a sua realidade. Para isso, aqui no Brasil, o Ensina! contratou, em 2011 para início em 2012, 32 jovens profissionais de diversas áreas de formação, para se comprometerem com o desafio de ensinar, por dois anos, nas escolas públicas de maior necessidade da cidade do Rio de Janeiro.

Ensina! BrasilOs jovens, chamados de ensinas, vão atuar por dois anos como agentes de reforço escolar. Eles foram alocados em escolas de Ipanema a Santa Cruz, e em turmas do 6° ao 9° anos de escolas municipais do Rio de Janeiro. O foco é nas disciplinas de português, matemática e ciência, e o trabalho é sempre realizado no contra turno das aulas. Os ensinas são os responsáveis pelo planejamento do curso e por dar aulas para as crianças. O trabalho, que é de dedicação exclusiva, é realizado em parceria com os professores regulares da rede municipal, que recebem o nome de padrinhos.

Ao longo dos dois anos, o Ensina! irá acompanhar de perto o trabalho dos ensinas, com tutores experientes que assistem às aulas e traçam planos estruturados de desenvolvimento individual para cada um. Assim, é possível avaliar e discutir, em grupo, as práticas usadas e realizadas, e o ensina tem um feedback constante, com pessoas do Brasil e estrangeiros. O grupo de ensinas também recebe treinamento e formação ao longo dos dois anos, por meio de cursos e palestras com foco em liderança e no desenvolvimento profissional de cada um. Quando terminado os dois anos (a primeira turma acaba no final deste ano), os ensinas poderão formar uma rede de gente capaz de contribuir para o desenvolvimento do sistema educacional do país, seja no setor público ou privado.

 

Fontes: Ensina!, Teach For All e Unesco
Fotos: sxc.hu e Ensina!