Editorial

Por aqui você encontra iniciativas, movimentos e inovações que assumem um compromisso verdadeiro com a conservação da natureza, a qualidade das relações entre os seres vivos e o respeito aos povos e suas riquezas culturais.

Brasil é anunciado como sede para o Dia Mundial do Meio Ambiente

Organização das Nações Unidas anunciou nesta semana que o Brasil será o país sede do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontece no dia 5 de junho. A data comemorativa faz parte do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que este ano tem como objetivo difundir a economia verde, fazendo com que o tema faça parte do dia a dia das pessoas de todo o mundo.

Três semanas depois da comemoração, o Brasil sediará a Rio +20. Segundo os representantes da Pnuma, é um mês de eventos para refletir sobre os resultados sociais, econômicos e ambientais que podem ser trazidos pelo ‘esverdeamento’ da economia: “estamos voltando às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo para forjar um novo caminho que reflita novas realidades e oportunidades do novo século”.

O Brasil é destaque nesses aspectos: um relatório publicado pelo Pnuma, chamado ‘Rumo a uma Economia Verde: Caminhos para o Desenvolvimento Sustentável e a Erradicação da Pobreza’, mostra que o país verde e amarelo está se evidenciando em uma economia que inclui reciclagem, energias renováveis, como a eólica e a solar, redução de emissões de gás carbônico, produção sustentável de etanol e geração de empregos verdes.

Entre as comemorações para a data serão realizados concursos, exposições, passeatas, um dia mundial sem carro, uma maratona sustentável e a criação de blogs verdes.

Fonte: UN Multimedia /CRI OnlineSxC