Cacau

Cacau

História

O cacau é originário de florestas tropicais do continente americano. No Brasil, foi na bacia do rio Amazonas que as primeiras árvores cresceram selvagens, há 4.000 anos. Mas foi na Bahia que ele encontrou sua mais forte expressão e cultura. De pouca altura, sua presença encanta a paisagem local com árvores repletas de frutos amarelos e vermelhos. O cultivo do cacaueiro é de grande importância para a preservação da Mata Atlântica, pois, como seus frutos dependem do aconchego da sombra de outras árvores para se desenvolver, ele ajuda a manter a floresta ao redor em pé.

Esse fruto é muito valorizado por suas sementes guardarem uma manteiga preciosa e exclusiva com propriedades excepcionais. O poder surpreendente de hidratação nesta polpa é popularmente reconhecido.

A manteiga que o cacau guarda é emoliente, rica em ácidos graxos de cadeia longa; altamente hidratante, evita o ressecamento da pele e intensifica sua maciez.

Responsabilidade Socioambiental

O cacau do produtos Natura Ekos é cultivado em Ilhéus, sul da Bahia, pela comunidade CABRUCA (Cooperativa de Produtores Orgânicos do Sul da Bahia), e pelas comunidades paraenses COPOAM, COOPCAO, COPOPS, COOPOTRAN, COPOXIM, COPOBOM e CAMTA.
Normalmente, seu cultivo é feito através de sistemas agroflorestais.

Uso Cosmético

A manteiga de cacau, rica em ômega 9 e outros ácidos graxos, pode ser utilizada para proteção e hidratação. Proporciona aos produtos de cacau propriedades de hidratação prolongada e emoliência. Com uma fragrância reconfortante e texturas densas e cremosas, os produtos da linha Cacau de Natura Ekos promovem sensorial quente e reconfortante.


Veja também

Ativos: matérias-primas da biodiversidade brasileira

Ativos: matérias-primas da biodiversidade brasileira

Folhas, frutos, amêndoas, sementes e raízes são os principais ingredientes da linha Natura Ekos. Conheça suas tradições

Mata Atlântica

Mata Atlântica

Um dos biomas com maior diversidade de espécies vegetais e animais do planeta, está presente em 17 estados brasileiros

Cabruca

Cabruca

Localizada no sul da Bahia, a comunidade cultiva cacau orgânico em sistemas agroflorestais e preserva a Mata Atlântica.

Antônio Nobre: a tecnologia da floresta é insubstituível

Antônio Nobre: a tecnologia da floresta é insubstituível

As florestas possuem um grau de sofisticação tecnológica que o ser humano jamais será capaz de reproduzir