Açaí

Açaí


História

Mais do que alimento, o açaí é uma manifestação cultural que perdura há séculos na região amazônica. Forte tradição na região, não há casa que não o conheça.

Nas épocas de safra, os agricultores membros da COFRUTA – Cooperativa dos Fruticultores de Abaetetuba sobem no açaizeiro, colhem os cachos mais carregados e colocam os frutos em paneiros, cestos típicos de carregar açaí. Estes cestos são, então, distribuídos por todas as cidades dos arredores, em mercados e feiras.

Dos grãos amassados surge o “vinho do açaí”, como sua polpa é conhecida, geralmente espesso ou “do grosso”, o preferido. São abundantes as casinhas que vendem açaí batido. Mas ninguém compra uma tigela! É por litro que se compra. Para chamar a atenção do cliente, uma bandeirola vermelha é colocada na entrada. As descrições são de todos os tipos: “açaí do gordo”, “açaí do bom”, “açaí do nosso”, “açaí da ilha”…

Ele está presente nas principais refeições do dia. No café da manhã, come-se a polpa batida. No almoço, vem acompanhado de camarão, frango ou farinha de tapioca. É o açaí que dá o sustento para o dia que vem pela frente.

Rico em vitaminas, este fruto de rubros tons traz saúde para os povos da floresta… É sinônimo de alimentação, cuidado e sabor.


Responsabilidade Socioambiental

Fornecido pela comunidade COFRUTA, localizada no Pará, e acessado junto ao projeto RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado) no Distrito de Nova Califórnia em Rondônia e ao CAMTA. A colheita, na COFRUTA, consiste em subir nas palmeiras, cortar os cachos e debulhá-los (tirar os frutos dos cachos). O açaí de Natura Ekos possui a certificação de orgânico, ou seja, é cultivado de forma sustentável, minimizando o impacto sobre o meio-ambiente.


Uso Cosmético

Inspirado na cultura do açaí, o vinho da Amazônia, Natura Ekos traz uma linha exclusiva para o momento do banho e cuidado do corpo. Todos os produtos contém óleo de açaí, com exceção do Frescor, que contém extrato aromático. O óleo de açaí, extraído da semente, possui propriedades emolientes e hidratantes para a pele.

O extrato aromático vem da polpa do açaí. Esses “cheiros” são usados na composição do Frescor de Açaí. O processo é totalmente verde: o único solvente utilizado é o álcool, proveniente da cana-de-açúcar, fonte renovável.


Veja também

Ativos: matérias-primas da biodiversidade brasileira

Ativos: matérias-primas da biodiversidade brasileira

Folhas, frutos, amêndoas, sementes e raízes são os principais ingredientes da linha Natura Ekos. Conheça suas tradições

Cofruta

Cofruta

Conheça o pioneirismo da cooperativa fornecedora que inovou nos padrões de qualidade para a venda de açaí orgânico.

Reca

Reca

Os agricultores da Reca recuperam áreas desmatadas da floresta com espécies nativas, criando sistemas agroflorestais.

Açaí: o pretinho básico do Brasil

Açaí: o pretinho básico do Brasil

No Pará, açaí se come quente, com arroz, farinha, peixe ou camarão, em todas as refeições do dia.